terça-feira, 30 de outubro de 2012

Comenius e algumas de suas idéias com relação a educação.



Comenius e algumas de suas idéias com relação a educação.


Comenius nasceu em 28 de março de 1592, em uma família protestante, perdeu seus pais e irmãos aos 12 anos daí a causa o motivo dele ter sido educado por outra família em um ambiente rígido, onde o professor dominava e as crianças eram tratados com rigor, onde a palmatória era presente. Todos estes elementos contribuíram para Comenius pensar os princípios de uma didática revolucionária.
Comenius é um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática, que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes. Na sua Didática Magna, prega um ensinar tudo a todos totalmente. A obra Didática Magna, ou Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos , pretende ser um método seguro de instituir em todas as comunidades, escolas para a formação de jovens, independente de sexo ou classe social. Nesse sentido a proposta de Comenius se constitui pioneira na democratização do ensino, onde mulheres e os menos favorecidos socialmente também são incluídos.
Para Comenius, a educação deve ser universal e se deve ensinar tudo a todos, ele valoriza também a capacidade da mulher aprender, esta proposta elaborada por Comenius, vai desde a infância no sentido de que a educação é a forma de humanizar o homem, de fazê-lo passar de um estado bruto para o de ser humano propriamente, e para que isso acontecesse o homem precisava pensar por si mesmo.
De acordo com Comenius o desejo pelo saber se manifesta na infância, defendendo esta educação desde a infância, com espaços apropriados que deveria ser a escola que deveria ser uma oficina de humanidade onde se ensina tudo a todos.
Em comenius, o conteúdo de um currículo, para a eudcação infantil, refere-se, inicialmente, à aquisição da linguagem, atentando para as formas de raciocínio implícitas na conversa cotidiana das crianças, para desenvolver habilidades cognitivas básicas, que aparece no que ele denomina de Escola Materna de 0 aos 6 anos.
Percebemos na proposta de Comenius a aprendizagem está ligada à uma forma de percepção do mundo que é um mundo que é ou da admiração, curiosidade, ou da experiência que vai constituindo as formulações e significações, enfim há uma necessidade de que a criança, enquanto sujeito do conhecimento, vá tomando consciência do que existe ao seu redor e comece a constituir as razões pelas quais as coisas se fundamentam. O processo de conhecimento se dá a partir da experimentação do mundo.
Comenius ainda enfatiza a necessidade de um método didático que estimule os alunos ele afirma que : “ a alguns não falta a aptidão para os estudos, mas a vontade; e obrigá-los a estudar contra a vontade é ao mesmo tempo, enfadonho e inútil.( Comênio, 1966, p173).

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