Comenius e algumas de suas idéias
com relação a educação.
Comenius
nasceu em 28 de março de 1592, em uma família protestante, perdeu seus pais e
irmãos aos 12 anos daí a causa o motivo dele ter sido educado por outra família
em um ambiente rígido, onde o professor dominava e as crianças eram tratados
com rigor, onde a palmatória era presente. Todos estes elementos contribuíram
para Comenius pensar os princípios de uma didática revolucionária.
Comenius
é um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática,
que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos
capazes. Na sua Didática Magna, prega um ensinar tudo a todos totalmente. A
obra Didática Magna, ou Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos ,
pretende ser um método seguro de instituir em todas as comunidades, escolas
para a formação de jovens, independente de sexo ou classe social. Nesse sentido
a proposta de Comenius se constitui pioneira na democratização do ensino, onde
mulheres e os menos favorecidos socialmente também são incluídos.
Para
Comenius, a educação deve ser universal e se deve ensinar tudo a todos, ele
valoriza também a capacidade da mulher aprender, esta proposta elaborada por
Comenius, vai desde a infância no sentido de que a educação é a forma de
humanizar o homem, de fazê-lo passar de um estado bruto para o de ser humano
propriamente, e para que isso acontecesse o homem precisava pensar por si
mesmo.
De
acordo com Comenius o desejo pelo saber se manifesta na infância, defendendo
esta educação desde a infância, com espaços apropriados que deveria ser a
escola que deveria ser uma oficina de humanidade onde se ensina tudo a todos.
Em
comenius, o conteúdo de um currículo, para a eudcação infantil, refere-se,
inicialmente, à aquisição da linguagem, atentando para as formas de raciocínio
implícitas na conversa cotidiana das crianças, para desenvolver habilidades
cognitivas básicas, que aparece no que ele denomina de Escola Materna de 0 aos
6 anos.
Percebemos
na proposta de Comenius a aprendizagem está ligada à uma forma de percepção do
mundo que é um mundo que é ou da admiração, curiosidade, ou da experiência que
vai constituindo as formulações e significações, enfim há uma necessidade de
que a criança, enquanto sujeito do conhecimento, vá tomando consciência do que
existe ao seu redor e comece a constituir as razões pelas quais as coisas se
fundamentam. O processo de conhecimento se dá a partir da experimentação do
mundo.
Comenius
ainda enfatiza a necessidade de um método didático que estimule os alunos ele
afirma que : “ a alguns não falta a aptidão para os estudos, mas a vontade; e
obrigá-los a estudar contra a vontade é ao mesmo tempo, enfadonho e inútil.( Comênio,
1966, p173).
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